Um dos grandes representantes da produção teatral no Brasil no início do século XIX foi Martins Pena. Leia o trecho a seguir de uma das peças que ele escreveu. O Noviço (A cena passa-se no Rio de Janeiro) Ato primeiro Sala ricamente adornada: mesa, consolos, mangas de vidro, jarras com flores, cortinas, etc., etc. No fundo, porta de saída, uma janela, etc., etc. CENA 1 AMBRÓSIO, só, de calça preta e chambre – No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres... PENA, Martins. O noviço. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. p. 12. Uma das características do teatro de Martins Pena é retratar os costumes da sociedade de sua época. Considerando essa informação e o trecho lido, avalie as seguintes proposições. I. O personagem apresenta alguns dos valores cultuados pela classe burguesa, como a crença no poder conquistado pela riqueza. II. O trecho revela que o personagem é capaz de recorre a qualquer artifício para alcançar seus objetivos. No entanto, mesmo que de forma pouco contundente, ele reconhece que isso é reprovável, o que denota arrependimento e certo remorso sentido pelo personagem. III. Pode-se perceber que o personagem acredita na força individual para ascender socialmente. IV. Apesar de acreditar em sua estabilidade social, o personagem reconhece que essa sua situação pode mudar a qualquer momento. Estão corretas apenas as afirmativas A I e II. B II, III e IV. C II e IV. D I, III e IV. E I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
O exercício é interpretação de texto dramatúrgico
para interpretar um texto dramatúrgico, temos que nos atentar para não nos perdemos entre as marcações e as falas.
Na verdade toda uma cena vai se desenhando em nossa cabeça quando o lemos bem.
Creio que seja o texto mais difícil de se interpretar porque o leitor vai ter que tapar os buracos das intenções de cada fala.
Vamos ao exercício
Uma das características do teatro de Martins Pena é retratar os costumes da sociedade de sua época. Considerando essa informação e o trecho lido, avalie as seguintes proposições.
I. O personagem apresenta alguns dos valores cultuados pela classe burguesa, como a crença no poder conquistado pela riqueza.
II. O trecho revela que o personagem é capaz de recorre a qualquer artifício para alcançar seus objetivos. No entanto, mesmo que de forma pouco contundente, ele reconhece que isso é reprovável, o que denota arrependimento e certo remorso sentido pelo personagem.
III. Pode-se perceber que o personagem acredita na força individual para ascender socialmente.
IV. Apesar de acreditar em sua estabilidade social, o personagem reconhece que essa sua situação pode mudar a qualquer momento.
Alternativa D I, III e IV
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25594491
Sucesso nos estudos!!!