Pedagogia, perguntado por darcília, 1 ano atrás

Um dos grandes pesquisadores sobre o ensino de ciências no Ensino Fundamental atualmente é o prof. Dr. Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira, da Faculdade de Educação da USP. O texto a seguir foi retirado dos Anais do XVI Simpósio Nacional do Ensino de Física, publicados pela Sociedade Brasileira de Física. Leia o texto:
“A história do ensino de Ciências no Ensino Fundamental no país é muito recente, e o que se percebe é que a formação de professores desse nível de ensino, hoje, se apresenta pouco assumida pelas universidades brasileiras. (...) A disciplina de ciências passou a ser obrigatória no país só a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº. 4.024/61. No entanto a formação inicial de professores para esse nível de ensino só passou a ser discutida e realizada na década seguinte (de 70). (...) Nessa década, o Conselho Federal de Educação (CFE) criticava as licenciaturas por suas especificidades, não sendo adequadas à formação de professores de ciências, sugerindo um modelo para uma ciência integrada. O modelo de currículo adotado para a formação de professores de ciências foi o de curta duração. No entanto, esse modelo foi posteriormente modificado, as licenciaturas científicas tornando-se plenas em uma das áreas das ciências. (...) Na década de 90, é promulgada mais uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de Nº. 9.394/96 que, dentro de vários avanços e objetivos, torna-se obrigatória a formação em nível superior de cursos plenos para profissionais da educação. O fim dos cursos de licenciatura curta não resultou numa formação específica para os professores de ciências que atuam no Ensino Fundamental, sendo que a maior parte das universidades brasileiras preferiram continuar a formar professores em áreas específicas.(...) Dessa forma, podemos perceber dentre esse processo histórico que o ensino de ciências no país é recente, e que passou e continua passando por diversas alterações”.
Lendo o texto, é possível extrair-se várias premissas, dentre as quais:
I. O ensino das Ciências Naturais nas licenciaturas brasileiras ainda é um grande problema pedagógico, uma vez que a formação docente é falha em muitos aspectos.
II. As licenciaturas curtas foram extintas pelo MEC por serem inadequadas ao modelo de Ciência que se almejava ter no ensino fundamental.
III. O ensino de ciências é dinamicamente alterado de acordo com novas pesquisas e discussões que são travadas nos meios acadêmicos e ministeriais.
Analisando estas premissas, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Todas são erradas.
b. Todas são corretas.
c. Apenas II e III são verdadeiras.
d. Apenas I e II são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por llau
9
A resposta CORRETA é: (B) Todas são corretas.


ProfMarcondes: A resposta CORRETA é: (B) Todas são corretas.
annerevendedora: Correto
Perguntas interessantes