Artes, perguntado por zuleicamessias, 1 ano atrás

Um dos grandes desafios para o educador atual é abordar conteúdos ligados à arte contemporânea. Estabelecer conceitos de forma didática e clara se torna uma tarefa difícil, pois há uma infinidade de manifestações artísticas acontecendo no Brasil e exterior.

Para falarmos de uma maneira geral, (o que se torna difícil) poderíamos dizer que até a arte até o século XIX tem características muito diferentes da arte da atualidade.

Pensando na arte do início do século XX, surge maior dificuldade ainda pois aparecem outras áreas de conhecimento (não só a pintura, escultura, gravura, etc.), porque há uma revolução tecnológica em andamento.

Essa revolução foi iniciada por invenções fora do mundo artístico, mas em certo momento elas passam a conviver harmonicamente. Essa união abrange diversos procedimentos como o fotográfico, vídeo, cinema, realidade virtual e muito mais.



Escolha a alternativa correta:

I) Para podermos definir arte temos que fazer aproximações e nos instrumentalizar através da cultura. Dentre os vários aspectos que poderíamos definir alguns conceitos sobre o que é arte, estão os críticos, os historiadores, os marchands, os coordenadores de museus e galerias, assim como o próprio artista. Todos eles compõem as várias facetas do que podemos entender por arte.



Para introduzir o assunto apresento o autor BOURRIAUD, (2009) que estabelece dois conceitos sobre o que seja arte. Arte: termo genérico que designa um conjunto de objetos apresentados no âmbito de um relato chamado a historia da arte. Esse relato estabelece uma genealogia crítica e problematiza os campos desses objetos através de três subconjuntos: pintura, escultura e arquitetura.



II) A palavra “arte” hoje aparece apenas como resíduo semântico desses relatos. Sua definição mais precisa seria a seguinte: a arte é uma atividade que consiste em produzir relações com o mundo com o auxilio de signos, formas, gestos ou objetos. (BOURRIAUD, 2009, p.147). Podemos entender então que sejam definições de dois períodos distintos: um que podemos localizar até o Modernismo (anos 50) e o outro mais atual. Voltando um pouco na historia, podemos dizer que a função da arte ocidental mudou algumas vezes nos últimos seiscentos anos.



III) A produção de arte feita sob encomenda e destinada principalmente à religião, predominou até inicio do século XV. Esta arte era feita por artesãos e paulatinamente foi dando lugar às obras voltadas para o valor estético, a partir desse momento então já criadas por artistas (nova designação) consolidando um modelo da Renascença até a segunda metade do século XVIII. Mais ou menos cem anos depois, esta arte é atualizada pela arte moderna. A partir de 1945 (pós-guerra) até a passagem dos anos 50 para os 60 do século passado, quase toda a produção artística experimentou muitas mudanças. Chamamos atualmente de arte contemporânea, as produções conceituais, espaciais, que inauguram novas mídias até então fora do campo artístico; onde a contemplação estética dá lugar à participação direta do observador. Nunca antes, os artistas tiveram tanta liberdade de criação e uma quantidade infinita de recursos materiais (muitos tirados de nosso cotidiano) para produzir. As inquietações dos artistas contemporâneos são muito profundas e isso leva a possibilidades e caminhos diversos e múltiplos. A arte contemporânea ampliou seu campo de atuação, pois o fato de não trabalhar apenas com objetos concretos, mas com conceitos e atitudes, ampliou esse campo. O artista atual, pensa a arte de forma a ser a reflexão muito mais importante que a própria arte em si, pois já não é o objetivo final.

Escolha uma:
a. As alternativas I e III são verdadeiras e II é falsa.
b. As alternativas I, II e III estão verdadeiras.
c. As alternativas I e II são verdadeiras e III é falsa.
d. A alternativa I é verdadeira e II e III são falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por kaioborgonovi
19
É a letra B I, II e III estão verdadeiras...acabei de fazer e acertar.

Perguntas interessantes