Um dos fundamentos da metodologia do design thinking consiste no exercício da empatia pelo público-alvo, ou seja, espera-se que o(a) profissional seja capaz de se imaginar no lugar do público-alvo para entender sua relação com o problema a ser trabalhado. Para exercitar essa percepção, a metodologia a criação de personas. Considerando esse conceito, avalie as afirmações a seguir:
I) A persona é um personagem fictício que representa as características essenciais do público-alvo.
II) A persona é a descrição das características de uma das pessoas do público-alvo, que deve ser escolhida aleatoriamente.
III) A descrição da persona deve considerar os aspectos emocionais e afetivos de sua relação com o problema.
IV) A persona deve conter as características essências do estereótipo dos componentes do público-alvo.
É correto o que se afirma em
A I apenas.
B I e III apenas.
C I, II, e III apenas.
D II, III, e IV apenas.
E I, III, e IV apenas.
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A. I apenas.
Antigamente utiliza-se somente o público alvo, porém depois de um tempo percebeu-se que era muito genérico, e portanto, houve a necessidade de saber mais informações sobre o público.
Antes era obtido somente dados genéricos como: sexo: feminino, 24 anos, cargo, etc.
Porém foi notado que era preciso ir além, por isso foram criados as personas, que nada mais são que personagens fictícios cujo intuito é representar diferentes tipos de usuários.
Dessa forma, além de saber o nome, idade, cargo, sabe-se o que a pessoa tem pesquisado, quais os seus interesses, etc.
Portanto não se tratam de esteriótipos e não são escolhidos aleatoriamente. As personas são fundamentais para um negócio.
Abraços!
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