Um dos fatores que geraram grande industrialização no Brasil e consequente urbanização foi a chamada Crise de 1929. Neste período, ocorreu uma série de acontecimentos que garantiu investimentos em áreas antes pouco prestigiadas. Levando em consideração este contexto, assinale a alternativa que melhor expressa a contribuição da Crise de 1929 para a urbanização e industrialização brasileira.
Alternativas
Alternativa 1:
A Crise de 1929 colaborou para a urbanização brasileira a medida que a situação brasileira frente a venda de produtos para os EUA se tornou fraca. Assim, muitos estrangeiros buscaram o Brasil para morar e investir, criando uma onda de urbanização principalmente no litoral brasileiro.
Alternativa 2:
A Crise de 1929 gerou grandes crises econômicas mundiais de produção, causando grande miséria aos industriais. Assim, ao se reerguerem essas indústrias se tornaram tão fortes como as indústrias internacionais, e no caso brasileiro não foi diferente, pois a indústria nacional foi fortalecida.
Alternativa 3:
A bolsa de valores de Nova Iorque, ao sofrer grande abalo econômico, fez surtir no mundo um ideário nacionalista em muitos países. Assim, vários populações mundiais deixaram de importar produtos, fazendo com que as indústrias nacionais existentes vendessem mais seus produtos, fortalecendo-as.
Alternativa 4:
A partir da quebra da bolsa de valores norte-americana, vimos que o sistema capitalista até então vigente no mundo, não era um sistema econômico perfeito. Assim, muitos países passaram a adotar o socialismo, que tem como base a formação de empresas estatais, e no caso brasileiro, isso criou uma série de indústrias.
Alternativa 5:
A Crise de 1929 desestruturou os negógios de muitos produtores rurais de café, principalmente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse contexto, os produtores que acumularam dinheiro no auge do café, e se viam impedidos de continuar com o cultivo do produto, passaram a investir em indústrias na região sudeste, contribuindo diretamente coma intensa urbanização após 1930.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: Crise de 1929 desestruturou muitos negócios ligados ao café, sendo que o Brasil já estava com uma economia extremamente atrasada em relação ao resto do mundo. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados mais afetados.
Com isso, os grandes fazendeiros que possuíam capital começaram a investir no setor industrial, mas muito pouco, pois quem realmente desenvolveu as indústrias brasileiras foi Getúlio Vargas com a criação de estatais.
Abraços!
Resposta:
Alternativa 5 A Crise de 1929 desestruturou os negógios de muitos produtores rurais de café, principalmente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse contexto, os produtores que acumularam dinheiro no auge do café, e se viam impedidos de continuar com o cultivo do produto, passaram a investir em indústrias na região sudeste, contribuindo diretamente coma intensa urbanização após 1930.
Explicação: