Um dos fatores para a solidificação da Teoria das Relações Humanas é o experimento de Hawthorne, feito por Helton Mayo e equipe. Os experimentos de Hawthorne foram muito importantes para a teoria das organizações por vários motivos. Em primeiro lugar, porque foi nesses estudos que os teóricos puderam observar, na prática, como o trabalho em grupo, as atitudes e as necessidades dos empregados afetam a motivação e o comportamento.
Os Experimentos de Hawthorne não obtiveram sucesso em confirmar que havia uma correlação entre o esforço e a iluminação, mas puderam aprofundar na evolução das teorias administrativas. No entanto, quais são as principais conclusões do experimento?
a
Soluções para a tarefa
As principais conclusões do experimento são identificadas através da importância da humanização dos processos administrativos, pelo fato de que os colaboradores poderiam ser mais bem produtivos, a partir do momento em que suas necessidades psicológicas fossem consideradas.
A partir destas premissas, tornou-se possível o surgimento da gestão de pessoas, que procura identificar as demandas específicas dos colaboradores, visando o seu bem-estar,
Resposta:
Com o objetivo de aumentar a produtividade, Mayo separou dois grupos de funcionários para trabalharem em ambientes com pequenas alterações físicas entre eles. Enquanto um grupo trabalhava em condições normais, o outro foi submetido à um ambiente com variação na iluminação. O resultado obtido, não foi o esperado "ambos os grupos tiveram um aumento na produtividade em relação ao padrão. Em seguida submeteram os grupos a um ambiente com iluminação abaixo do ideal, esperando que a produtividade também diminuísse, e, novamente em ambos os grupos houve aumento na produtividade. A conclusão foi que a iluminação pouco influencia na produtividade dos dois grupos.
O que foi visto é que existiam outros fatores que influenciavam esse nível de produtividade. A forma como os grupos informais se organizavam dentro das empresas afetava a produtividade. Foi notado que as regras impostas pelo grupo informal dentro da organização formal acabava afetando muito mais os níveis de produtividade do que a organização formal ou a luminosidade.
Explicação: