Um dos fatores de textualidade que mais pesa no momento de se atribuir sentido ao texto é a coerência. Esta diz respeito à possibilidade de estabelecimento de sentido por parte do receptor, ou seja, a coerência toma por base o princípio da interpretabilidade. Texto coerente é o que oferece possibilidade de interpretação. Ao mesmo tempo, para que um texto seja coerente, é preciso que ele seja coeso. Assim, o texto tem de apresentar sequenciação de ideias, encaixe entre os parágrafos e frases. Dito de outro modo, a coesão diz respeito à ligação, à relação, à conexão entre as palavras e frases que compõem o texto. Acerca da coerência e da coesão, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Coerência.
II- Coesão.
( ) Envolve tudo o que poderia influenciar a interpretação do texto.
( ) Toma por base as relações de sentido que o texto precisa produzir no seu interior.
( ) A sua base é o sentido do texto, no todo.
( ) Toma por base o princípio da lógica entre as diferentes partes que compõem o texto.
( ) Ocorre quando a interpretação de uma parte ou ideia depende da relação de dependência que ela tem com outra parte ou ideia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A sequência correta está em: I-II-I-II-II.
Partindo deste ponto, notamos que a coesão se aplica como um instrumento que facilita a ligação harmoniosa entre as esferas do texto facilitando a interpretação do leitor.
A coerência se relaciona a lógica apresentada no texto, e, por isso, as ideias quando coerentes se fundamental claramente, algo como um texto que possui nexo.
Quando ele tem coesão e coerência a leitura é prática e e fácil entendimento.
Até mais!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás