um dos efeitos colaterais do Plano Real na economia foi a consolidação do mercado informal de trabalho na economia brasileira, de acordo com um estudo divulgado ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O estudo mostra que, até 1995, cada aumento na oferta de emprego formal correspondia a uma redução do índice de trabalhadores na informalidade. Desde então, a lógica mudou, e a tendência hoje mostra que a criação de novos empregos com carteira assinada não causa mais esse impacto.
"A informalidade passou a ser um traço estrutural do desempenho do mercado de trabalho a partir de 1995", diagnosticou o economista Paulo Tafner, um dos editores do livro "Brasil: o Estado de uma Nação 2006".
A exigência de uma maior carga tributária para manter o equilíbrio fiscal, um processo de ajustamento do setor produtivo, com elevação das terceirizações, entre outros fatores, explicariam a mudança. A maior competitividade da economia e a pouca flexibilidade da regulamentação do modo de trabalho completariam o quadro, na avaliação dos pesquisadores.
A burocracia estatal para os negócios, com regulamentos excessivos para a obtenção de alvarás, prazos para pagamento de impostos e pouca flexibilidade para contratar e demitir agravam a situação. De acordo com o Ipea, subiu de 43%, em 1986, para 57%, em 1995, a relação entre os encargos trabalhistas e o rendimento da indústria.
Outra característica verificada no levantamento foi o descolamento entre as remunerações do trabalhador formal e do informal. Desde 2001, o aumento nos salários dos que têm carteira assinada não significa maior renda dos trabalhadores informais.
"A informalidade não é desemprego, a informalidade é problemática para os trabalhadores, pela menor remuneração e segurança, e é problemática para o governo porque a baixa remuneração se afasta do setor previdenciário, o governo tem perda de arrecadação", afirmou ontem o presidente do Ipea.
a) explique por que a informalidade no mercado de trabalho passou a ser estrutural
b) de acordo com o texto, quais são as implicações geradas pelo crescimento do emprego informal?
C) na sua opinião é possível reverter o quadro descrito no texto? indique ao menos duas sugestões
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a) Porque a informalidade é problemática para os trabalhadores, pela menor remuneração e segurança, e é problemática para o governo porque a baixa remuneração se afasta do setor previdenciário, o governo tem perda de arrecadação.
b) A maior competitividade da economia e a pouca flexibilidade da regulamentação do modo de trabalho.
c)Não, pois com a diminuição do trabalho formal, é uma situação problemática para o governo porque a baixa remuneração se afasta do setor previdenciário e o governo ira obter a perda de arrecadações
b) A maior competitividade da economia e a pouca flexibilidade da regulamentação do modo de trabalho.
c)Não, pois com a diminuição do trabalho formal, é uma situação problemática para o governo porque a baixa remuneração se afasta do setor previdenciário e o governo ira obter a perda de arrecadações
Perguntas interessantes