Um dos desafios do ensino de Matemática, está nos meios pedagógicos para trabalhar as unidades temáticas. Em se tratando do Sistema de Numeração Decimal (SND), sendo esse possuidor de várias regras, precisa de meios didáticos relevantes para auxiliar no desenvolvimento dos conhecimentos do aluno, por se tratar da base do ensino matemático.
Analise o caso a seguir da entrevista com uma professora da Educação Básica:
Que atividades, você mais gosta de realizar com os alunos?
PS: Gosto de jogos, não só de fazer com que eles participem do jogo, mas de elaborá-los. Acho que o que mais me encanta é parar para pensar, como é que vai dar certo. Por exemplo, se tiver que inventar um Dominó, como é que vou fazer para que tudo feche direitinho. Esse tipo de atividade exige de mim, também. Porque não é simplesmente elaborar uma lista de exercícios, coisa que a gente já está acostumado a fazer. O jogo torna-se um desafio para mim.
SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema: um processo de conscientização. Diss. (Mestrado) - Faculdade de Química. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. PUCRS. Porto Alegre, 2005. p.136.
Levando em consideração o estudo de caso acima e os conhecimentos relacionados ao ensino do SND, podemos ter uma ideia de como o professor deve organizar a aula utilizando os jogos como recurso pedagógico. Com isso, analise as afirmativas a seguir e assinale corretamente.
I. Diante do que está mencionado no estudo de caso, o/a professor(a) ao trabalhar com jogos nas aulas precisa mediar para alcançar os objetivos do jogo e a construção dos conhecimentos específicos da área da Matemática. Precisa também ter um engajamento e um planejamento antecipado para que tudo dê certo.
II. Para trabalhar com o SND, o professor pode organizar momentos com o aluno em que explore os jogos que utilizem em suas regras situações de agrupamentos e as trocas, oferecendo oportunidade de observar as semelhanças e as diferenças entre as situações, realizando abstrações e construindo o conceito.
III. O trabalho com jogos é significativo. O jogo Nunca é 10, por exemplo, possibilita a compreensão do SND, uma vez que explora as regras do sistema de trocas de base dez, e auxilia os alunos a representar, ler e escrever números.
IV. O estudo de caso deixa claro que, não é só jogar ou colocar os alunos em grupos, mas dar condições de aprendizagem, e aproveitar o momento do jogo para auxiliar nas dificuldades e erros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
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Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
edilpinheiro32:
Todas as alternativas estão corretas
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Resposta:
Alternativa 5:
Explicação:
I, II, III e IV.
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