Um dos conceitos basilares do Direito Moderno é o chamado "pensamento exegético" elaborado na França napoleônica do século XIX, que acabou por "sacralizar" o Direito Estatal. A crença do sentido único da letra da lei e necessidade de total submissão do jurista aos Códigos. Tal concepção é fundada no princípio da "onipotência do legislador", que vem sendo absorvido e reproduzido pelo Direito desde então. Acerca desse princípio, assinale a alternativa CORRETA: a) O pensamento hermenêutico compreendido somente à luz do direito escrito. b) A interpretação e aplicação da lei com base na intenção do legislador, que compreende o texto da lei como expressão da mens legislatoris. c) A pressuposição da vontade do povo sendo escrita em códigos. d) Pressuposição dos códigos como instrumento incapaz de garantir a certeza das relações sociais e a consequente manutenção da segurança jurídica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
A alternativa correta é a B.
A Escola da Exegese, influenciada pelo iluminismo pós Revolução Francesa, preconizava a vontade do legislador, onde a norma deveria ser interpretada conforme silogismos e o legislador deveria produzir leis para que não existissem lacunas interpretativas.
A expressão “espírito das leis” deriva do livro de Rudolph Von Ihering, de mesmo nome, que até hoje figura entre as primeiras leituras ao se entrar na Faculdade de Direito.
Respondido por
4
Resposta: B
Explicação:
A interpretação e aplicação da lei com base na intenção do legislador, que compreende o texto da lei como expressão da mens
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás