um dos brinquedos de paulo esta pendurado no teto e esta em equilibrio nas cinco plascas marcadas com um simbolo O. As formas iguais tem o mesmo peso. O peso da forma circular e de 30 gramas, como esta indicado na figura. Qual é o peso da forma triangular indicada na figura ?
Soluções para a tarefa
Alternativa B: o peso do quadrado é 20 gramas.
Para que as placas se mantenham em equilíbrio, elas devem ter o mesmo peso em ambos os lados. Ainda, cada placa de mesma altura deve possuir o mesmo peso, para que todas se mantenham alinhadas.
Analisando a figura e sabendo que o peso do círculo mede 30 gramas, podemos concluir que o trapézio mede 60 gramas (pois é equivalente a 2 círculos) e o lado direito da imagem possui um total de 120 gramas.
Dessa maneira, o conjunto composto por 2 quadrados e 2 corações deve medir 120 gramas também. Ainda, veja que o peso do coração deve ser equivalente aos dois quadrados. A partir disso, temos o seguinte:
Para melhor ilustrar a explicação, acompanhe a resolução com auxilio do desenho anexado.
No desenho, podemos ver 4 tipos diferentes de formas: Circulo, Quadrado, Trapézio e Cardioide ("coração").
Ainda, como mencionado no texto, podemos ver 5 símbolos pequenos de formato circular, estes sendo utilizados apenas para indicar pontos específicos na figura.
Nestes pontos destacados, nos é garantido pelo enunciado que há equilíbrio, ou seja, os dois "lados" de cada uma destas barras (em cores diferentes no desenho) estão suportando um mesmo peso e, assim, mantendo a barra na horizontal sem inclinação.
Podemos agora prosseguir para os cálculos. Para facilitar, vamos chamar cada circulo de "Ci", cada cardioide de "Ca", quadrado de "Q" e trapézio de "T".
Barra 1
Os dois círculos possuem a mesma massa, logo:
Barra 2
Para que o equilíbrio seja mantido, o peso dos dois círculos deve ser igual ao peso do trapézio, logo:
Barra 3
O peso equivalente dos dois círculos e do trapézio deve ser igual ao peso equivalente aos dois cardioides e os dois quadrados, logo:
Barra 4
Os dois quadrados possuem a mesma massa:
Barra 5
Perceba que o cardioide ao centro não tem a capacidade de desequilibrar a barra, portanto o peso do cardioide à esquerda deve ser igual ao peso equivalente aos dois quadrados da barra 4:
Voltando à equação obtida na barra 3, podemos substituir a massa equivalente dos cardioides: