Um dos autores que é estudado em Psicologia Social é o filósofo Karl Marx. Conforme Almeida (2010), a teoria marxista enfoca o trabalho, com o intuito de compreender como ocorre a produção social dos indivíduos. A alienação é um conceito relacionado à relação do trabalhador com o produto do seu trabalho e com o trabalho em si. Existem várias categorias de alienação, como, por exemplo, a alienação mental, a econômica e a alienação intelectual. Desta forma, explique o conceito de alienação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Esperada:
Marx menciona o trabalho presente no sistema capitalista para explicar a sua concepção de alienação, pois, na perspectiva marxista, a alienação consiste em um mistério, no qual a pessoa se torna alheia a si mesma. Afinal, o trabalho humano pode ser considerado uma mercadoria, e o ser humano acaba sendo reduzido à sua força de trabalho para o sistema produtivo, em meio às relações sociais capitalistas. Assim, o indivíduo praticamente torna-se um objeto do Outro. Uma servidão é imposta aos homens, e estes são transformados em instrumentos de produção. Dispõem a força de trabalho a serviço do sistema econômico. Alienado é quem perde a noção do todo no que tange ao produto que faz e, muitas vezes, nem tem condições de adquirir o próprio produto que confecciona.
Explicação:
Conforme o pensamento de Karl Marx, a alienação pode ser definida como uma característica do modo capitalista que faz com que o trabalhador esteja alheio ao mundo que vive. Dessa forma, mesmo produzindo boas mercadorias, ele não possui acesso a elas.
Características da alienação de Karl Marx
Algumas características que Karl Marx lista sobre a alienação diz respeito a alguns tipos:
- Relação ao produto do trabalho
- Processo de produção
Dessa forma, além de não consumir o produto produzido, o trabalhador era alienado pelo processo de produção.
Aprenda mais sobre Karl Marx aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27140674
#SPJ2