Um dos autores mais conhecidos por ter destacado a influência cultural de raiz africana foi Gilberto Freyre. Especialmente nas páginas de Casa Grande & Senzala (1933), na qual encontramos em detalhe manifestações culturais marcantes que permeavam as relações no âmbito no Latifúndio, especialmente na Casa Grande. Para o autor, essas relações se davam entre senhores e escravos, mas essas relações entre dois grupos antagônicos eram, segundo ele, apaziguadas por esse equilíbrio. Desse modo, descrevendo, por exemplo, como os escravos da casa tratavam docilmente as crianças filhas dos senhores e como isso se expressava nos apelidos “carinhosos”, o sociólogo nos mostra a contribuição cultural dos africanos, considerados como “grandes colonizadores” permeou especialmente a cultura brasileira.
Tendo em vista a tese de Gilberto Freyre sobre os “antagonismos em equilíbrio”, analise as afirmativas:
I. Apesar da valorização da participação da cultura africana no dia-a-dia das fazendas, Gilberto Freyre criticava a mestiçagem que ali ocorria.
II. O livro Casa Grande & Senzala, foi traduzido para vários idiomas e ficou mundialmente conhecido, tendo muita influência na imagem que se criou no país no plano internacional.
III. Quilombos, fugas, revoltas suicídios e assassinatos por parte da população escravizada podem ser considerados mecanismos de resistência e, dessa forma, pensados para se questionar a tese do “antagonismo em equilíbrio” de Gilberto Freyre.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas.
b.
I, II, III.
c.
I e II, apenas.
d.
I e III, apenas.
e.
III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: b
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás