Um dos aspectos mais importantes do planejamento estratégico de Gestão de Pessoas (GP) é o alinhamento da função de GP com a estratégia organizacional. Neste sentido, o planejamento estratégico de Gestão de Pessoas deve ser formulado juntamente ao planejamento estratégico da empresa como um conjunto integrado para poder garantir o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos funcionais de suas áreas e dos objetivos individuais dos funcionários (CHIAVENATO, 2014).
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 4. ed. – Barueri, SP: Manole, 2014. p. 68 e 69 (adaptado).
Considerando os estudos da disciplina, analise as afirmações a seguir sobre os fatores que influenciam diretamente no planejamento de pessoal.
I. É considerada um fator interno a exigência de novos produtos e serviços por parte do consumidor, que acabam por gerar vagas nas empresas.
II. São consideradas fatores internos as promoções devido a planos de carreira, transferência, aposentadoria, licença-maternidade, serviço militar, término de estágios.
III. São consideradas fatores internos as políticas econômicas, que ora favorecem o crescimento, ora contribuem para a recessão, o que implica em crescimento ou diminuição da necessidade de mão de obra.
IV. É considerado um fator interno o índice de rotatividade, que pode ser estabelecido pela empresa a partir do acompanhamento da rotatividade por alguns meses ou anos, com uma média apurada que mostrará o seu índice de referência quanto à rotatividade.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
II e IV, apenas.
Respostas na página 27 do livro.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 4: II e IV, apenas.
Explicação:
Na página 88
Perguntas interessantes