Um dos aspectos mais coerentes do governo Vargas foi a política trabalhista. Entre 1930 e 1945, ela passou por várias fases, mas desde logo se apresentou como inovadora com relação ao período anterior. (Boris Fausto, História do Brasil) A política trabalhista de Getúlio Vargas teve por objetivos principais
A) facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.
B) reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.
C) diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos. D) estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA: B
Explicação:
reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo. diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.
Os objetivos principais da política trabalhista de Getúlio Vargas era a repressão dos esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do estado e atrair a mesma para o apoio difuso ao governo. A afirmativa correta é a letra B.
Política trabalhista de Getúlio Vargas
Getúlio Dornelles Vargas foi um dos presidentes do Brasil em que seu governo se destacou pela conquista de direitos sociais, como os direitos trabalhistas e o voto das mulheres, mas também pela maneira autoritária de governo do Estado Novo.
Em sua política trabalhista, Getúlio Vargas objetivava ter o controle da massa de trabalhadores urbanos a partir de uma legislação trabalhista, como a CLT - Consolidação das Leis de Trabalho, da criação do salário-mínimo, da legalização dos sindicatos, entre outras ações.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/5367692
#SPJ2