Sociologia, perguntado por thaynavitoriasc, 10 meses atrás

um dos argumentos dos defensores da ideia de democracia racial no Brasil e a questão das relacoes sexuais inter-raciais que ocasionaram uma miscigenação entre os diferentes povos formadores do pais as relacoes raciaos foram mais democráticas. quais argumentos podemos utilizar para comtrapor essa informação?​


McpozeTd2: Oi lindaa❤❤✌
McpozeTd2: Tu quer q eu responda essa pergunta pra vc ?
thaynavitoriasc: Sim

Soluções para a tarefa

Respondido por reilanresende56
2

Resposta:

Explicação:

De fato, como afirma Patrícia Birman17, Anjo Negro combate, através do casamento "inter-racial", a mestiçagem como caminho para o "branqueamento". O desejo de embranquecer aparece como um engodo, uma ilusão, cujas conseqüências, antes de beneficiar o "negro", o destrói. Mas o que chama atenção é o sexo do casal utilizado como símbolo contra a possibilidade de "embranquecimento" e mestiçagem positiva: homem "negro" e mulher "branca"; par oposto àquele presente nos autores clássicos da historiografia, nos quais o casal miscigenador é composto pelo homem "branco" e sua amante "negra", "mulata" ou indígena.

Na peça, o homem "negro" já possuidor de títulos de prestígio (Ismael é médico) deseja entrar no mundo "branco", deseja "embranquecer" através do casamento "inter-racial", da união com uma mulher "branca" e da conseqüente incorporação de uma prole mestiça e "clara". A mudança de status verificada no plano sócioeconômico deve ser completada através do casamento que traz a possibilidade do "embranquecimento". Apenas o título de prestígio e uma situação econômica confortável não parecem ser suficientes para se entrar no mundo dos "brancos", aquele onde se aloca o monopólio do poder e do prestígio.

O que o personagem "negro" da peça almeja é construir uma família nos moldes tradicionais. Os papéis masculino e feminino que compõem esse modelo estão, entretanto, deslocados. Virgínia é mulher e excessivamente sexualizada —assim como suas primas. Esse ponto merece um comentário: as primas solteironas de Virgínia, impregnadas e tomadas pelo desejo sexual, expressam inveja pelo fato dela possuir um marido — mesmo sendo ele um "negro". Elas reforçam a idéia de que casar é melhor que ficar solteira, mas seus desejos sexuais quase infrenes denunciam que também elas estão deslocadas do seu papel feminino. Mais que desejar um marido e demarcar, por oposição, o problema da mulher sozinha e solteira, as primas desejam um homem. Vêem e falam não da ausência de um provedor, mas dos problemas da abstinência sexual, que acaba por enlouquecê-las — uma a uma.


Nefer0: tem como resumir isso ai nao?
Perguntas interessantes