Filosofia, perguntado por miguelmichelowski, 10 meses atrás

Um discípulo de Sócrates foi até o Oráculo de Delfos perguntar à Pitonisa (sacerdotisa do templo de Apolo) quem era o homem mais sábio de Atenas. A sacerdotisa disse que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates. Entretanto, ao saber da revelação do oráculo, Sócrates ficou surpreso, pois não se considerava um sábio. Depois de muito refletir, o filósofo compreendeu o anúncio dos deuses. Assinale a alternativa que corresponda a conclusão que o filósofo chegou com a afirmação divina:

A) Sócrates concluiu que era o homem mais sábio de Atenas, pois talvez fosse o único que reconhecia a sua ignorância e buscava constantemente a sabedoria.

B)Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas, pois os seus interlocutores nunca conseguiam responder adequadamente aos seus questionamentos.

C) Sócrates era pretensioso, e como sábio que era, reconhecia a ignorância dos outros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Katanaa
114

Resposta:

Alternativa "A".

Explicação: Sócrates ao deixar "registrado" o "Só sei que nada sei" admite diretamente a sua ignorância. Para o filósofo o conhecimento é uma busca constante pelo saber. Sendo assim, ele parte da premissa que é necessário admitir que não sabe de nada para que consiga continuar sua aprendizagem.

Respondido por larissamagrani
2

A frase "Só sei que nada sei" é símbolo da douta ignorância de Sócrates, ou seja, o pensador, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias (A).

O que pensava Sócrates?

  • Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).

  • Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.

  • Sócrates se diferencia dos pré-socráticos por entender que a filosofia é a arte do viver voltado para o bem. Portanto, é uma maneira de se pensar que reflete na vida humana.

Saiba mais sobre Sócrates em: brainly.com.br/tarefa/18724217

Anexos:
Perguntas interessantes