Física, perguntado por SamilysCarvalho, 1 ano atrás

um dia muito quente, Julio usou um desodorante líquido contido em uma embalagem plástica. Ele observou que o conteúdo estava quase terminando e depois de fechar o turbo guardou-o no armário. Após alguns dias, o rapaz procurou o desodorante e também uma blusa para se agasalhar, pois o dia estava muito frio. ficou surpreso ao observar que a embalagem havia machucado. com base em seus conhecimentos a respeito as transformações gasosas. oq ocorreu com o turbo de desodorante???

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
126

Olá!


Podemos observar que em um desodorante, um conteúdo que apresenta-se hereticamente fechado, não há contato com o líquido que está internamente presente com o ambiente externo. Logo, não há trocas de calor porque os processos ocorrem muito rapidamente.


Podemos afirmar portanto que as transformações que ocorrem são as adiabáticas, e que assim a pressão dentro do tubo de desodorante é tão bruscamente aumentada que pode ter machucado o seu recipiente.

Respondido por gisinhabatista
57

em um dia quente, as moléculas do desodorante têm alta energia cinética e a  colisão dessas com as paredes da embalagem gera a pressão interna do conjunto. Num dia frio, as moléculas estão menos agitadas, o que causa um menor numero de colisões entre elas e as paredes do recipiente, portanto, a pressão interna é menor. A diferença entre a pressão interna e a pressão atmosférica faz com que o frasco murche e só retornará a seu estado inicial quando a pressão interna se equilibre com a pressão externa.


Perguntas interessantes