ENEM, perguntado por theojosejw, 1 ano atrás

Um dia, Lúcia estava no parque observando algumas crianças brincarem de fazer bolas com chiclete. Então, surgiu, em sua mente, uma teoria de que para fazer a maior bola de chicletes era preciso soprar, de modo que o raio aumentasse constantemente na razão de 20 milímetros por segundo. Considere que a bola formada é uma esfera e seu volume é dado por


V = \frac{4}{3}πr³

Para manter a bola crescendo 20 mm/s, deve-se aumentar o volume na proporção de?



nildopontes: Estou respondendo no carderno. Daqui a uns minutos fotografo e envio a resposta.
theojosejw: Blz, se ajuda agradeço bastante

Soluções para a tarefa

Respondido por nildopontes
2

Resposta:

Explicação:

Primeiro calculei o volume de uma esfera com um raio arbitrário escolhido por mim. Depois acrescentei 20mm ao raio é recalculei o volume.

Depois comparei os volumes das esferas para saber a que proporção a esfera teria crescido em volume com o aumento de 20mm do raio.

O ideal seria utilizar álgebra, onde ao invés de escolher um volume inicial eu usaria x. Mas creio que chegaria ao mesmo resultado.

Anexos:

nildopontes: Nesse caso o livro esperava que a questão fosse resolvida com álgebra. Mas você pode comparar o resultado dos meus cálculos com as alternativas pra ver qual dela bate. Outra coisa é que a resposta dever ser não a quantidade de vez que o volume aumenta mas a quantidade de volume em milímetros cúbicos.
nildopontes: Vou comparar a reposta e já te explico qual a alternativa correta.
theojosejw: Blz
nildopontes: Cara, fui conferir aqui e vi que minha resposta não bate com nenhuma das alternativas que você postou, o que me levar a concluir que tem algo errado em meus cálculos.
nildopontes: Tô tentando resolver com álgebra agora.
theojosejw: Eu envie a questão em um grupo com alguns professores de matemática aqui, nenhum conseguiu resolver... ksks
theojosejw: Pode
theojosejw: ser que tenha algum dado incorreto na questão
theojosejw: Ou alguma alternativa errada.
nildopontes: Pois é.
Perguntas interessantes