Biologia, perguntado por simaoc412, 7 meses atrás

Um determinado ser vivo possui espermatozoides com 24 cromossomos. Quantos cromossomos terá o óvulo dessa espécie e uma célula do fígado, respectivamente? *​

Soluções para a tarefa

Respondido por sergiohenrique5272
1

Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).

O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide. Foto: Wikimedia Commons.

Para ficar por dentro sobre as células diploides e haploides, acompanhe o que o Guia Enem separou:

Células diploides e haploides

Com ressalva dos gametas que são células reprodutivas, as demais células do corpo são diploides. As células haploides possuem em seu núcleo celular somente um cromossomo de cada tipo. Uma das células haploides são os gametas (espermatozoides e ovócitos). Os espermatozoides, assim como os óvulos, também possuem 23 tipos diferentes de cromossomos. Por isso, nos humanos, os gametas são 23n. Esse ‘n’ representa o número de cromossomos diferentes.

É importante a presença de gametas haploides após a fecundação, pois nesse momento é restabelecido o número de cromossomos daquela espécie. Caso os gametas fossem diploides, muito provavelmente existiria a duplicação do número de cromossomos da espécie a cada fecundação.

Perguntas interessantes