Um determinado empresário decidiu implantar as ideias de Henry Ford em sua fábrica, pois sabia que poderia elevar os ganhos em termos de produtividade. Buscou seguir fielmente as ideias, mas depois de algum tempo, começou a sofrer críticas, pois deixou de considerar aspectos importantes que Henry Ford também negligenciou.
Quais eram as críticas às ideias aplicadas por Henry Ford?
Soluções para a tarefa
Henry Ford criou o Fordismo, que sofreu críticas severas a respeito da exploração dos funcionários, o que a longo prazo também se mostrou contraproducente e impedia o crescimento das organizações.
O Fordismo utilizava e aprimorou o sistema de Linha de Produção (cada trabalhador se especializa em uma parte da produção), prezava pelo lucro e padronização dos processos e não apoiava a personalização da produção, mas sim produzir a maior quantidade de peças em menos tempo.
Atribuem a Ford a frase: "O cliente pode ter a cor do carro que quiser, contanto que seja preto."
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
Henry Ford simplificou as tarefas e especializou o trabalho dos operários, que trabalhavam em uma posição fixa na linha de montagem, favorecendo a especialização e alto desempenho na tarefa. Introduziu a linha de montagem com esteiras rolantes, além de padronizar as peças, simplificando o trabalho do profissional e elevando a produtividade individual. Todos esses aspectos favoreceram a elevação da produtividade, com a diminuição dos custos.