Um determinado empregado foi contratado para trabalhar na função de caldeireiro, para a sociedade empresária . Depois de ter trabalhado por três meses e 10 dias, o referido trabalhador sofreu acidente de trabalho, que resultou na amputação de três dedos da mão direita. Considerando os benefícios previdenciários, é correto afirmar que o empregado: A - não terá direito a qualquer benefício, por não preencher o requisito da carência. B - terá direito ao benefício de aposentadoria por invalidez. C - terá direito ao auxílio-doença e, após a consolidação da lesão, ao auxílio-acidente. D - terá direito imediato ao auxílio-acidente, por se tratar de acidente de trabalho. E - terá direito à aposentadoria especial, em razão do acidente de trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
A Previdência Social tem a finalidade de assegurar a manutenção daqueles que são considerados beneficiários, em razão de sua incapacidade para o exercício da profissão, ou ainda, em caso de aposentadoria.
Resposta:
terá direito ao auxílio-doença e, após a consolidação da lesão, ao auxílio-acidente.
Explicação:
quando se trata de acidente de trabalho (artigo 26 da Lei 8.213/91). A aposentadoria por invalidez implica recebimento anterior de auxílio-doença, até que se comprove a incapacidade permanente para qualquer atividade com pequena possibilidade de recuperação; o auxílio-acidente somente é devido depois do auxílio-doença e quando existir redução da capacidade laborativa. A aposentadoria especial não é decorrente do acidente, mas de agentes insalubres ou periculosos.