Um determinado aparelho denominado Deionizador, utilizado no tratamento da água é bastante útil no nosso cotidiano. Esse aparelho tem função de produzir ozônio (O3) a partir do oxigênio do ar (O2), que elimina os micro-organismos presentes na água. A reação de obtenção do ozônio a partir do oxigênio pode ser representada pela equação: De acordo com a equação, e considerando a transformação de 2000 g de O2(g) em O3(g), a quantidade de calor envolvida na reação aproximado é: DADO: O=16 *
Imagem sem legenda
2958 kJ e a reação é endotérmica.
1479 kJ e a reação é exotérmica.
12.166kJ e a reação é exotérmica.
11.165 kJ e a reação é endotérmica.
184,90 kJ e a reação é endotérmica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por 3 átomos (O3), que possui as características como: gás instável, diamagnético, P.E. -112°C, à temperatura ambiente possui coloração azul e cheiro característico. O Ozônio é também um oxidante extremamente forte, perde apenas para o flúor, e reage mais rápido que o O2.
O nome ozônio provém da palavra grega para cheiro – “ozein”. O ozônio é reativo e capaz de oxidar metais como ferro, chumbo e arsênico. Por ser extremamente reativo, o ozônio se transforma em um elemento tóxico capaz de atacar proteínas, destruir microorganismos e prejudicar o crescimento de vegetais. Ele é produzido naturalmente na estratosfera pela ação fotoquímica dos raios ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio, e é benéfico.