um desenho de animação digital é colocado numa tela de computador com posição dada por:r=(4,0 2,5t²)i 5,0tja velocidade instantânea em t =2,0 terá módulo, direção e sentidos iguais a:a) 10 m/s e 27ºb) 8,7 e 27ºc) 10 m/s e 63ºd) 11,2 m/s e 27ºe) 11,2 e 63º
Soluções para a tarefa
Resposta:
É 11,2 m/s e 27º
Explicação:
vc tem R=(4,0+2,5t²)i + 5,0tj
como mostra, essa é a equaçao do espaço ''...com posição''
para achar a velocidade vc usaria essa equaçao,porem ele pede a velocidade isntantanea, portanto vc deve fazer a derivada dessa equaçao para passar de equaçao do espaço para equaçao da velocidade (pois precisa da equaçao da velocidade para achar a velocidade instantanea!!
para fazer a derivada é so aplicar a regra do tompo: R=(4,0+2,5t²)i + 5,0tj aplicando a derivada vc tem (5.t)i+ 5j LEMBRANDO QUE ESSE 'i' E ESSE 'j' REPRESENTA OS VERSORES ( i=x j=y k=z) no plano carteziano de 2 ou 3 dimençoes
com essa equaçao nova vc tem (5.t)i+ 5j substituindo t por 2
vc tem 10 para o versor i e 5 para o versor j
no plano cartesiano ficaria y=10 e x=5 agora é so fazer pitagoras para achar o resultante!! que vc tera 11,2 e para achar o angulo e so aplicar a tG^-y/X