Um desdobramento que pode ser constatado quando existem intervenções ergonômicas em ambientes de trabalho é a melhoria de qualidade de vida para os trabalhadores. Isso tem estimulado muitas organizações a destinarem orçamentos para atendimento desse propósito. Assinale a única alternativa que considera como verdadeiras a sentença e a sua respectiva justificativa a respeito desse assunto:
(A) Programas de qualidade de vida tendem a ser benéficos para os recursos humanos. Justificativa: não é necessário haver comprometimento das pessoas para as práticas que são propostas dentro desses programas.
(B) Programas de qualidade de vida consomem tempo para as suas atividades, afastando os trabalhadores de cumprirem suas metas produtivas. Justificativa: não se pode atribuir a responsabilidade de programas dessa natureza quando não se alcança de metas por parte dos trabalhadores.
(C) Trabalhar significa ter certo sacrifício mental e físico para atender a um propósito. Justificativa: Logo, a execução de um programa de qualidade de vida vai contribuir para recompor imediatamente qualquer tipo de desgaste para o trabalhador.
(D) Um programa de qualidade de vida não é recomendado para empresas com altos índices de acidentes de trabalho. Justificativa: não se pode garantir que a previsão do número de acidentes apresentará números reduzidos ou eliminados para um horizonte de tempo em longo prazo.
(E) A qualidade de vida dentro do trabalho pode ser alcançada com iniciativa de gestores dentro das empresas. Justificativa: estatísticas têm apontado que os números de acidentes têm sido elevados dentro dos ambientes de trabalho, incorrendo em afastamentos dos colaboradores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A qualidade de vida dentro do trabalho pode ser alcançada com iniciativa de gestores dentro das empresas. Justificativa: estatísticas têm apontado que os números de acidentes têm sido elevados dentro dos ambientes de trabalho, incorrendo em afastamentos dos colaboradores.
Explicação:
Os gestores dentro das empresas podem aplicar programas de qualidade de vida para suas equipes de trabalho, uma vez que estatísticas têm demonstrado aumentos de casos de acidentes de trabalho que implicam em afastamentos da força de trabalho. Está certo afirmar que trabalhar significa ter certo sacrifício mental e físico para atender a um propósito. No entanto, não se pode dizer que um programa de qualidade de vida vai contribuir para recompor imediatamente qualquer tipo de desgaste para o trabalhador. Não está certo afirmar que um programa de qualidade de vida não é recomendado para empresas com altos índices de acidentes de trabalho, mas a justificativa apresentada faz todo o sentido e está correta.
Quanto mais distante no tempo for feita uma previsão, maiores serão os riscos de um acidente ocorrer. É incontestável reconhecer que programas de qualidade de vida tendem trazem benefícios para os recursos humanos. Entretanto, para a efetividade deles, é preciso contar com a participação ativa de todos os empregados.
Os programas exigem planejamento e programação para serem aplicados que normalmente são flexíveis e não provocam impactos para os resultados das empresas. Entretanto, é verdadeiro afirmar que não se atribui ao programa de qualidade de vida do trabalho o não alcance de metas por parte dos trabalhadores.