Um dado modelo de processo engloba atividades, artefatos e as atribuições das pessoas envolvidas. Há alguns tipos de modelos, dentre eles têm-se o Modelo em Cascata, de Desenvolvimento Incremental e o de Engenharia de Software Orientada a Reuso. (PASCUTTI et al., 2019). PASCUTTI, Márcia Cristina Dadalto; FREITAS, Janaina Aparecida de; GASPAROTTI, Talita Tonsic; PEDROSO, Victor de Marqui. Engenharia de Software. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. (adaptado). Considerando o texto base e a respeito dos seus conhecimentos acerca do modelo em cascata (ciclo de vida clássico), avalie as afirmativas a seguir: I. Antes dos testes nas unidades de programa o sistema de software já havia sido entregue ao cliente. II. É visto como o modelo mais antigo da engenharia de software, em que primeiro elenca-se os requisitos com o cliente. III. Na fase de implementação e testes, é verificado cada conjunto de programas, verificando se atende a sua especificação determinada. IV. Por vezes, a fase de manutenção é a mais extensa. Em que se corrige erros que não foram identificados nas fases anteriores, melhorando e aumentando as funções. É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I e IV, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: I, II e IV, apenas..
Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5 - II,III e IV, apenas.
Explicação:
Página 41 do livro de engenharia de Software edição 2016 - reimpressão 2018
Resposta:
Alternativa 5: ll, lll, lV, apenas
Explicação:
I. Antes dos testes nas unidades de programa o sistema de software já havia sido entregue ao cliente. (Falso)
Uma versão operacional do sistema somente estará disponível no final do projeto, ou seja, o cliente não terá nenhum contato com o sistema durante o seu desenvolvimento. Isso leva a crer que, se algum erro grave não for detectado durante o desenvolvimento, o sistema não atenderá de forma plena as necessidades do cliente. (pag. 29 livro INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Unicesumar )
II. É visto como o modelo mais antigo da engenharia de software, em que primeiro elenca-se os requisitos com o cliente.(Verdadeiro)
O modelo em cascata ou ciclo de vida clássico, considerado o paradigma mais antigo da engenharia de software, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software.(pag. 29 livro INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Unicesumar )
III. Na fase de implementação e testes, é verificado cada conjunto de programas, verificando se atende a sua especificação determinada.(Verdadeiro)
durante esse estágio, o projeto de software é compreendido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste de unidades envolve a verificação de que cada unidade atende a sua especificação.(pag. 29 livro INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Unicesumar )
IV. Por vezes, a fase de manutenção é a mais extensa. Em que se corrige erros que não foram identificados nas fases anteriores, melhorando e aumentando as funções.(Verdadeiro)
Normalmente (embora não necessariamente), essa é a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e colocado em operação. A manutenção envolve corrigir erros que não foram descobertos em estágios anteriores do ciclo de vida, melhorando a implementação das unidades de sistema e aumentando, consequentemente, as funções desse sistema à medida que novos requisitos são descobertos.
(pag. 29 livro INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Unicesumar )