Um currículo é inclusivo quando ele trabalha com temáticas variadas, por exemplo, a influência dos africanos na cultura brasileira e de outros povos. Além disso, ele também pode, em outros momentos, trabalhar com a perspectiva multicultural crítica de desafio a preconceitos e questionamentos acerca da desigualdade que atinge determinados grupos (pode-se, na Literatura, trabalhar com textos que apresentem traços preconceituosos contra negros, mulheres e idosos e contextualizá-los, mostrando suas raízes históricas, a influência do autor naquele contexto e como perceber e lidar com o preconceito nos dias atuais. (Portal Psicopedagogia online, 2008) Considerando as informações acima sobre o currículo, elabore um texto dissertativo que contenha considerações a respeito da consciência negra nos materiais didáticos. Para tal, observe os seguintes questionamentos: • Como é a oferta de material didático que trabalha com essa temática? • A oferta é suficiente para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade? • É necessário aumentar a produção didática que trata da consciência negra? • Você pode citar algum livro e/ou jogo que trabalha com essa temática? PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO A temática das relações étnico-raciais passou a ser mais valorizada na escola assim como nos livros. Além disso, podemos encontrar brincadeiras e jogos que podem ser utilizados para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura africana. Um deles é o "yoté", um jogo de estratégia muito popular na região oeste da África que desenvolve o raciocínio e a capacidade de observação. No entanto, é preciso fazer alguns questionamentos acerca do tratamento desta temática nos materiais didáticos. Como o aluno pode se identificar com suas origens se não conhece negros que tiveram destaque na história do Brasil ou do mundo? Como o aluno vai sentir orgulho de sua negritude se nos livros os negros aparecem fazendo, quase que exclusivamente, um trabalho escravo ou sendo chicoteados? A oferta de materiais didáticos que contemplem a cultura negra j
Soluções para a tarefa
Resposta:
A temática das relações étnico-raciais passou a ser mais valorizada na escola assim como nos livros. Além disso, podemos encontrar brincadeiras e jogos que podem ser utilizados para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a cultura africana. Um deles é o "yoté", um jogo de estratégia muito popular na região oeste da África que desenvolve o raciocínio e a capacidade de observação.
No entanto, é preciso fazer alguns questionamentos acerca do tratamento desta temática nos materiais didáticos. Como o aluno pode se identificar com suas origens se não conhece negros que tiveram destaque na história do Brasil ou do mundo? Como o aluno vai sentir orgulho de sua negritude se nos livros os negros aparecem fazendo, quase que exclusivamente, um trabalho escravo ou sendo chicoteados?
A oferta de materiais didáticos que contemplem a cultura negra já foi bem pequena, mas tem crescido nos últimos anos. Porém, ainda é necessário utilizar na sala de aula materiais alternativos. Como exemplo podemos citar o livro O menino marrom, de Ziraldo, que destaca o tema da igualdade racial.
(Portal Educar para crescer. Texto adaptado, 2013)
Explicação: