Um cruzamento entre dois cães da raça labrador, um pelo preto e outro chocolate, pode originar filhotes dourados?
Soluções para a tarefa
Resposta:Sim
Explicação: Mas depende do referencial
A cor dos pelos de cães labradores é determinada por 2 pares de genes alelos. O gene B determina pelagem preta e é dominante sobre o alelo b que determina a pelagem marrom (ou chocolate) e se manifesta apenas em homozigose (bb). Porém, há um outro par de genes que determina se os pigmentos marrom ou preto serão - ou não - depositados no pelo: o gene E permite a expressão do par de genes para pelagem preta (BB ou Bb) ou marrom (bb); seu alelo e (em homozigose = ee), determina a cor amarela nos pelos, independentemente da presença dos alelos para pelagem preta ou marrom. Trata-se de um caso de epistasia recessiva.
Sendo assim, para um cão ter pelagem preta, deve ter genótipo com pelo menos um gene B "acompanhado" de um gene E: BBEE, BbEE, BBEe ou BbEe. Já para um cão ter pelagem marrom, as opções de genótipo são: bbEE ou bbEe. Para cães de pelagem dourada, os genótipos devem ter o par de alelos ee: BBee, Bbee ou bbee.
Portanto, num cruzamento entre machos e fêmeas preto x marrom, para se obterem filhotes dourados, ambos devem ter os genótipos com heterozigose em Ee: BBEe (ou BbEe) e bbEe.
1- Pais = BBEe (preto) x bbEe (marrom)
Gametas = BE - Be bE - be
Filhotes possíveis= BbEE - BbEe - BbEe - Bbee → ¹/₄ pelagem dourada ³/₄ pelagem preta
2- Pais = BbEe (preto) x bbEe (marrom)
Gametas = BE-Be-bE-be bE-be
Filhotes possíveis = BE Be bE be
bE BbEE BbEe bbEE bbEe
be BbEe Bbee bbEe bbee
³/₈ Preto (BbEE, BbEe, BbEe)
³/₈ Marrom (bbEE, bbEe, bbEe)
²/₈ ou ¹/₄ Dourado (Bbee, bbee)
Espero ter ajudado.