um cowboy joga uma moeda para o alto quando a moeda atinge sua altura máxima e dá um tiro nela com braço inclinando 60 graus em relação ao solo acertando a a moeda começa a cair em linha reta perpendicular mente o solo é com braço inclinado 45 graus em relação ao solo o caubói acerta mais um tiro nela sabendo que entre um tiro e outro a moeda caiu 12 m e que a altura do revólver em relação ao solo na hora dos dois disparos era de 2 m qual foi a altura máxima alcançada pela moeda
Soluções para a tarefa
O grande desafio desse exercício é montar um desenho esquemático para que se possa extrair todas informações necessárias.
Observe, no anexo, um exemplo de desenho para a situação do texto.
Pelo desenho podemos notar que os dois disparos efetuados formam um triangulo retângulo de base "d".
Sabemos que, nesses triângulos, a base tem mesma medida ("d"), pois foi estabelecido que a moeda cai em linha reta (sem deslocamento horizontal).
Como os triângulos são do tipo retângulo, podemos utilizar as relações de seno, cosseno e tangente. Vamos então analisar cada um individualmente.
Triangulo referente ao 1° disparo: Podemos ver neste triangulo que temos o cateto oposto ao ângulo de 60° com medida "12+x" e cateto adjacente ao ângulo de 60°, a base do triangulo, com medida "d". Utilizando a relação da tangente:
Triangulo referente ao 2° disparo: Podemos ver neste triangulo que temos o cateto oposto ao ângulo de 45° com medida "x" e cateto adjacente ao ângulo de 45°, a base do triangulo, com medida "d". Utilizando a relação da tangente:
Substituindo o valor de "d" na primeira equação pelo valor obtido na segunda equação, temos:
Por fim, podemos calcular a máxima altura alcançada: