Um correio à mercê de ventos e tempestades
A chamada carreira da india era uma longa rota comercial que partia de Portugal e podia durar, ida e volta, cerca de um ano e meio. Nesse período estavam incluídas as escalas e a permanência em Goa, na India, para reparo dos navios, embarque e desembarque de mercadorias. A viagem de ida, que contornava o cabo da Boa Esperança, levava de seis a oito meses. O fator determinante era o vento. O ideal era a frota partir de Lisboa em fevereiro ou março, para chegarem a Goa em setembro ou outubro, do contrário seria barrada pelos ventos que sopram da India entre maio e setembro. Um experiente piloto afirmou, certa vez, que bastava a frota sair no último dia de fevereiro que tudo correria bem. Se partisse em 1º de março, seria tarde escreveu, com certo exagero. Na prática, eram comuns as partidas em abril. No regresso, muitos navios naufragavam na costa de Moçambique, e os que conseguiam ultra passar a costa oriental africana ainda enfrentavam tempestades na altura do cabo da Boa Esperança. A correspondência pública ou particular que seguia na frota acompanhava o ritmo moroso e in certo da carreira da India. Uma carta ou documer to podia demorar mais de um ano para chegar a seu destino, sem contar o risco de desaparecer, caso de naufrágios. Era usual, naquele tempo, q cartas, documentos ou processos fossem enw dos no mínimo com uma cópia, no máximo em quatro ou cinco, distribuídas por navios diferen Os ventos e tempestades marítimas pesavam cisivamente no sistema de comunicação da época
Com base nas informações do texto acima, analise a seguinte afirmação: "A circulação da correspondência intercontinental por meio da navegação oceânica era o que havia de mais avançado no século XVI. Em sos dias, porém, considerando as ferramentas de comunicação digital (internet, programas de mensagens instantânea e aplicativos utilizados nos celulares), o sistema do século XVI era muito atrasado e precário
Pffvv ajudem e pra amanhã cedo
Soluções para a tarefa
A circulação de correspondências na Baixa Idade Média e início da Idade Moderna eram morosas, pois os remetentes contavam não apenas com um sistema de correio irregular, mas também com os eventos da natureza, que atrasavam ou destruíam as mensagens.
Correspondências na Idade Média
No início, o serviço de correspondências consistia em enviar mensageiros apenas quando necessário.
Os mensageiros juravam ser fielmente responsáveis por seu serviço. Pode-se concluir pelas crônicas da época que muitas vezes eram advertidos a não destruir ou forjar os selos das cartas e a não abrir remessas.
Quando o tráfego de correios estava no auge (século XIII), começou a construção das estradas mais importantes e todos podiam alugar cavalos. Esta organização é muito semelhante ao "Cursus publicus" dos antigos romanos.
Com a navegação intercontinental (com sua ampliação nos séculos XIV a XV), ocorreu a possibilidade de comunicação entre lugares distantes, porém com possibilidades de extravio das mensagens enviadas.
Para mais informações sobre correspondência intercontinental, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/53788412
#SPJ4