Um corpo realiza um movimento uniforme variado segundo a equação horária s= 200 - 24.t + 3.t², no (s.1). Qual a aceleração do corpo e sua velocidade após 5 segundos (escreva antes de calcular a equação da velocidade do corpo)
Soluções para a tarefa
Como dito no enunciado, o corpo realiza um movimento uniformemente variado (MUV) sendo dada a função horária da posição.
Essa função é dada por:
A aceleração e a velocidade inicial do corpo podem ser obtidas por comparação entre o modelo acima e a função dada pelo texto.
A velocidade inicial é dada pelo termo ligado à variável "t" de grau 1, ou seja, de expoente igual a 1. Na função, esse coeficiente vale -24.
A aceleração é dada pelo dobro do coeficiente ligado à variável "t" de grau 2 (expoente 2). O coeficiente mencionado vale 2 na função dada, logo:
Vamos agora lembrar de outra função importante do MUV, a função horária da velocidade.
Dessa forma, substituindo os valores da aceleração e velocidade inicial, já obtidos anteriormente, podemos montar a função horária da velocidade:
Agora, substituindo "t" na função por 5 segundos, vamos determinar a velocidade final do corpo passados 5 segundos do início de seu movimento: