Um corpo preso a uma mola oscila com amplitude 0,50m, tendo fase inicial de rad. Sendo o período de oscilação desse corpo igual a s, escreva a função horaria da elongação desse movimento.
Soluções para a tarefa
Um corpo preso a uma mola oscila por movimento harmônico simples neste caso onde a amplitude é 0,50m e seu período é sua função é
Movimento harmônico simples
Dizemos que uma partícula ou sistema tem movimento harmônico simples (m.h.s) quando vibra sob a ação de forças restauradoras que são proporcionais à distância da posição de equilíbrio. Dizemos, então, que o referido corpo é um oscilador harmônico.
É definido pela função:
Onde:
- Alongamento, x: representa a posição da partícula oscilante em função do tempo e é a separação do corpo da posição de equilíbrio. Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o metro (m)
- Amplitude, A: Alongamento máximo. Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o metro (m).
- Fase inicial, δ: É o ângulo que representa o estado inicial de vibração, ou seja, o alongamento x do corpo no instante t = 0. Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o radiano (rad).
- Frequência angular, velocidade angular ou pulsação, w: Representa a velocidade de mudança da fase do movimento. Este é o número de períodos compreendidos em 2·π segundos. Sua unidade de medida no sistema internacional é o radiano por segundo (rad/s). Sua relação com o período e a frequência é
Neste caso, nos é dado o período, então devemos encontrar sua velocidade angular:
Como temos os outros dados, basta substituir para encontrar a equação:
Você pode ler mais sobre movimento harmônico simples no seguinte link: https://brainly.com.br/tarefa/23909053
#SPJ1