Física, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

um corpo possui 6.3.10^10 protons e 5,9.10^10 eletrons. Considerando a carga elementar e= 1,6.10^-19, qual a carga deste corpo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrotwilightsky
1

Olá, jovem!

Explicação

A carga de um corpo, por definição, é definida pela quantidades de "cargas de elétrons" que se tem naquele corpo. Isto é, a carga elementar (1,6×10‐¹⁹) é a carga de um único elétron; então, para sabermos quantos elétrons excedentes ou prótons excedentes nos simplesmente pegamos a a diferença das cargas dos prótons e elétron totais do corpo e, em seguida, dividimos pela carga elementar. No fim, tem a quantidade de elétrons ou prótons, ou seja, a carga do corpo simplificadamente.

#OBS.: a carga de um elétron é igual a carga de um próton.

Considerações

#Matematicamente, jovem, você pode fazer essa conta como desejar desde que não viole nenhum regra matematica. Então, simplesmente darei minha resolução como exemplo:

--> cálculo

Q = n \times e \\ Q = [(6,3  \times  {10}^{10}) - (5,9 \times  {10}^{10} )  ] \times (1,6 \times  {10}^{ - 19} ) \\ Q = (0,4 \times  {10}^{10}) \times (1,6 \times  {10}^{ - 19}) \\ Q= 6,4\times  {10}^{- 10} C

Q --> Carga total desse corpo

n --> número de prótons ou elétrons excedentes

e --> carga elementar

#OBS.: é importante lembrar que o "Q" e o "e" são escritos e Coulombs, portanto, o resultado "n", por ser uma divisão dos dois, é adimensional. O que faz sentido já que é uma medida de quantidade.

- Qualquer dúvida, é só perguntar!

Perguntas interessantes