Um corpo está sujeito a um sistema de três forças concorrentes. As intensidades de duas delas são 5N e 20N. Quanto a intensidade da terceira força F, para que haja equilíbrio, deve satisfazer a desigualdade ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
15 N ≤ f ≤ 25 N
Explicação:
Forças concorrentes são forças que agem em um msm ponto.
Nessa questão ele quer saber o valor da força f para que o sistema esteja em EQUILIBRIO.
Para isso, devemos adotar duas situações:
1)Forças somando : (vetores de msm direção e msm sentido). Força f "anula" esse vetor resultante para o sistema ficar em equilíbrio
f=25N <------.------->Fr=25N
Fr(20N+5N = 25N)
2)Forças subtraindo:(vetores de msm direção, porém sentidos opostos). Força f "anula" esse vetor resultante para o sistema ficar em equilíbrio.
f=15N<------.------>Fr=15N
Obs: Tanto a força resultante na soma e na subtração adotam o msm sentido do maior vetor que ele deu na questão, o de 20N.Nessa questão adotei o sentido do msm da esquerda para a direita, por isso o vetor resultante ficou no msm sentido dele para os dois casos
A intensidade da terceira força F será: 15 N ≤ f ≤ 25 N.
Como o Equilíbrio do ponto material se desenvolve?
Sempre que estivermos discutindo sobre Estática e Dinâmica e encontraremos a vertente do Equilíbrio do Ponto Material, encontraremos que a se a resultante dessas forças forem zero, teremos que o ponto estará em equilíbrio.
Então analisando o enunciado, veremos que quando elas possuírem a mesma direção e sentido, o valor máximo da terceira força precisa anulá-las sendo:
- Fmáx = 20 + 5 = 25N.
Porém quando elas estiverem em sentidos e direções opostas, o valor mínimo irá realizar o mesmo efeito, portanto:
- Fmin = 20 - 5
Fmin = 15.
Para saber mais sobre Dinâmica:
https://brainly.com.br/tarefa/6900582
#SPJ2