um corpo de massa m=7 kg, é abandonado no ponto A de uma pista no plano vertical .desprezando o atrido entre o corpo e a pista , qual a sua velocidade ao passar pelo ponto B ? considere h= 9,6 m e g = 10 m/s²
obs: A=h e B = h÷4
Soluções para a tarefa
Resposta:
12 m/s
Explicação:
Precisamos entender as duas alturas 'A' e 'B'. Conforme o enunciado, entendemos que a altura A vale 9,6 m e que a altura B é 9,6 ÷ 4 = 2,4 m.
Tendo isso em mente, conseguimos imaginar que esse corpo começa o movimento a 9,6 m e termina em 2,4 m. Por mais que ele faça outras coisas depois disso, não importa para nosso problema; queremos apenas nesse intervalo. Portanto, esse corpo percorre a diferença entre esses pontos, que é 9,6 - 2,4 = 7,2 m.
Agora fica fácil para aplicar a equação de Torricelli:
Lembrando que:
é a velocidade final, portanto, a velocidade no ponto B, que é o que queremos descobrir;
é a velocidade inicial, portanto, no ponto A. Como o corpo é abandonado (não lançado) parte com velocidade zero.
é a aceleração, que nesse caso é a gravidade
é a variação dos espaços, nesse caso, o nosso 7,2 m
Vale lembrar que, matematicamente, teremos dois resultados possíveis: +12 e -12. Utilizamos o valor positivo pois, NESSE CASO, se considerarmos o valor negativo seria como a gravidade apontasse pra cima, ou seja, o objeto ia "cair pra cima".
Uma pergunta que pode estar se fazendo é: Mas e essa massa de 7 Kg? Pois é, repita sempre essa frase: "A queda dos corpos não depende da massa". Logo, qualquer corpo, leve ou pesado, faria o mesmo movimento, com as mesmas velocidades, ao mesmo tempo (desconsiderando a resistência do ar). Pesquisa por queda dos corpos no YouTube e você vai ver uma experiência com uma bola de boliche e várias penas caindo ao mesmo tempo de uma altura de uns 40 metros!