Física, perguntado por EduardoFBS12, 10 meses atrás

Um corpo de massa 1 kg é lançado verticalmente
para cima, a partir do solo, com velocidade inicial 20
m/s. Adote g = 10 m/s2 e despreze a resistência do
ar. Determine a variação da quantidade de
movimento do corpo entre o instante de lançamento
e o instante de retorno ao solo.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
8

A variação da quantidade de  movimento do corpo será equivalente a 40 kg. m/s.

Nesse caso, temos um lançamento vertical para cima. Esse movimento pode ser considerado um movimento uniformemente variado, no qual a aceleração é a aceleração da gravidade.  

Em um lançamento vertical, desprezada a resistência do ar,  a velocidade com que o corpo é lançado equivale a velocidade com que o corpo retorna ao solo.

A quantidade de movimento de um corpo constitui-se em uma grandeza física vetorial que pode ser calculada pela seguinte equação -

Q = mV

Logo,

Q = 1. 20

Q = 20 Kg. m/s

A quantidade de movimento ao retornar ao solo será a mesma já que a massa não varia e a velocidade é a mesma, lembrando que na descida o vetor velocidade estará no sentido contrário ao da orientação do movimento.

Q = 1. (- 20)

Q = - 20 Kg. m/s

A variação da quantidade de  movimento do corpo será -

ΔQ = 20 - (- 20)

ΔQ = 40 Kg. m/s


PhilipeCosta197: A quantidade de movimento não é vetorial? Se quando ele esta subindo a quantidade de movimento está voltado para cima e quando ele está no instante de retorno ao solo a quantidade de movimento esta para baixo, quando voce fazer a variação de Q2-Q1, um dos vetores da quantidade de movimento não irá inverter e logo terá o mesmo sentido do vetor da outra quantidade de movimento, sendo assim sendo sendo somados em modulo e não diminuindo?
faguiarsantos: Você está certo... vou consertar obrigada...
Perguntas interessantes