Um corpo de 5,0 kg de massa está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal, com a qual tem coeficiente de atrito estático de 0,50 e dinâmico de 0,30. Aplica-se, então, uma força horizontal F de 18 N de intensidade. Dado: g = 10 m/s 2 . Qual é a intensidade da força de atrito entre o corpo e a superfície de apoio?
Soluções para a tarefa
A força é uma grandeza vetorial capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força de atrito é gerada pela aspericidade dos corpos e é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre elas. A força de atrito estática é a força que impede do corpo se mover, ou seja, existe apenas quando o corpo está parado e é calculado por :
Fate = μe * N
Já a força de atrito dinâmico é a força que se opõe a um movimento já existente e é calculada pela formula:
Fatd = μd * N
Como o corpo encontra-se em repouso, não temos atrito dinâmico (pois ele está relacionado ao movimento) e que a força de atrito estático é menor ou igual a força aplicada para que ele se mova, ou seja, Fate <= F. Quando a Fate e a F forem iguais, isso significa que a força está na eminencia de movimento Assim:
F = Fate
F = N . μe
F = m . g .μe
F = 5 . 10 . 0,50
F = 25 N
Portanto, a intensidade da força de atrito entre o corpo e a superfície de apoio é de 25 N.
Espero ter ajudado.