Um corpo de 100 g, preso a uma mola ideal de constante elástica 2. 103 N/m, descreve um MHS de amplitude 20 cm, como mostra a figura. A velocidade do corpo, quando sua energia cinética é igual à potencial, é
a) 20 m/s
b) 16 m/s
c) 14 m/s
d) 10 m/s
e) 5 m/s
Soluções para a tarefa
Determinando a energia mecânica total do sistema, tem-se:
E = (1/2) . k . A2 ⇒ E = (1/2) . 2 . 103 . (0,2)2 ⇒ E = 40J
Quando a energia cinética for igual à energia potencial, tem-se:
E = EC + EP = EC + EC = 2 . EC = m . v2
40 = 0,1 . v2 ⇒ v2 = 400 ⇒ v = 20 m/s
A velocidade do corpo quando sua energia cinética é igual à potencial é de 20 m/s (alternativa a) ).
Para responder essa questão, usaremos o teorema da conservação da energia mecânica, o qual determina que, em um sistema fechado, a energia mecânica total sempre se conserva.
No exemplo em questão, a energia mecânica do corpo é igual à soma de sua energia potencial elástica (visto que ele está preso em uma mola) e de sua energia cinética (visto que ele possui velocidade). Observe que o corpo não possui energia potencial gravitacional, visto que ele não possui altura em relação a seu referencial (o chão).
Dessa forma, vamos dividir a questão em passos para solucioná-la
Passo 1:
Inicialmente, vamos calcular a energia potencial elástica do corpo quando a mola está em sua máxima deformação (amplitude do MHS). Nessa situação, o corpo não possui velocidade e sua energia mecânica, por se conservar, é igual à sua energia elástica.
Passo 2:
Agora que temos o valor da energia mecânica do sistema, aplicando o teorema da conservação de energia (Em = Ec + Epel) podemos concluir que, quando a energia cinética é igual à energia potencial do corpo, isso significa que o valor de cada uma delas equivale a metade do valor da energia mecânica.
Logo:
Portanto, a velocidade do corpo quando sua energia cinética é igual à potencial é de 20 m/s, de modo que a resposta para a questão é a alternativa a).
Para saber mais sobre os tipos de energia, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/38326186