um cordel sobre o Japão
preciso dele pra um trabalho só que eu não sei como fazer um cordel
peço que me ajudem
Soluções para a tarefa
O QUE É E DE ONDE SURGIU O CORDEL
O cordel surgiu como uma forma de expressão da cultura popular do interior do nordeste e ela passou a ganhar força por todo o Brasil entre os anos de 1930 e 1960 quando muitos nordestinos saíram de sua terra natal e migraram para as demais regiões do Brasil em busca de melhores condições de vida e para fugir das secas.
E muita gente talvez nem saiba, mais a origem do cordel é até bem mais antiga, possuindo registros durante a Idade Média na Europa!
Quando você viaja ao nordeste ou então visita feiras em outros Estados que sejam sobre a cultura nordestina é muito fácil identificar os livrinhos de cordel. Eles costumas ser pequenos, sem muitas folhas e com letras e imagens em xilogravura bem características desse tipo de literatura.
COMO FAZER UM CORDEL
Mas não pense que para fazer cordel é só sair criando rimas não, ouviu? Esse tipo de literatura exige que a gente se preocupe muito com a forma, então se você quer fazer seu próprio cordel presta atenção nessas dicas que eu tenho para você:
Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.
A métrica é muito importante então todos os versos.
Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.
Fora essas regras, o que vale mesmo para como fazer um cordel é a sua criatividade. Incorpore o cordelista que existe em você e tente escrever seus próprios versos. Pense na história que você deseja contar e coloque uma pitada de humor.
O legal é que o cordel possibilita fazer folhetos com diversos temas, sejam eles de temas do cotidiano, românticos ou até mesmo voltado para o público infantil. Cabe ao autor decidir qual deseja fazer.