um contexto histórico sobre aborto para redação ?
Soluções para a tarefa
Existem inúmeras razões que levam as mulheres a provocar um aborto em si mesma, sendo que umas abortam por questões de saúde, quando se tem algumas enfermidades que torne perigoso levar uma gravidez adiante. O aborto também é bastante realizado quando o feto esta sujeito a malformações que comprometam seu desenvolvimento e sua vida futura sendo que em caso de doença hereditária ou transmissível ao feto, doenças como a HIV são transmissíveis através do sangue, e o risco de uma criança nascida de uma mulher soropositiva será também ela portadora da doença. Sendo que ainda não há cura para a HIV e esta é uma doença de consequências seriíssimas.
Um caso muito comum em que as mulheres se sujeitam ao aborto é a violação, ou seja, o estupro, neste caso prolongar a gravidez é prolongar, eventualmente por muitos anos, a lembrança de um ato de crueldade e um fato inexplicável. Para evitar o prolongamento do trauma da violação, algumas mulheres optam por abortar.
A idade da mulher é um fator bastante relevante para pratica de aborto, sendo que as jovens estão iniciando cada vez mais cedo sua vida sexual, nem sempre com as devidas precauções para prevenir uma gravidez indesejada, muitas jovens engravidam, uma vez que sendo uma gravidez precoce pode perturbar toda uma vida futura, neste caso sem muitas informações opta a fazer um aborto mesmo sem ter conhecimento do risco a que estão se expondo.
As razões econômicas influenciam muito na decisão das mulheres de abortar. Sendo que em vários casos uma gravidez não planejada pode se tornar indesejável, pois uma família pode não estar preparada para arcar com os encargos que uma nova criança pode trazer, neste caso varias mulheres resolvem abortar, temos ainda aquelas grávidas que vivem numa situação de miserabilidade.
Há vários casos de abortos que se dão por razões profissionais. Mulheres que estão a pouco tempo empregadas e por medo de perderem o emprego abortam com facilidade por achar que a gravidez naquele momento pode ser um inconveniente
Por ser uma pratica que não esta presente apenas numa determinada classe social, mas em todas as classe e principalmente nas mais miseráveis, o aborto no Brasil deve ser tratado como uma questão de saúde publica e de respeito pela plenitude dos direitos reprodutivos das mulheres.
No Brasil, a gravidez é obrigatória, sendo assim o aborto é permitido em casos de fetos anencéfalo, em caso de risco de vida para gestante, quando a gestante foi vitima de um estupro.
Quando o aborto não é legalizado milhares de mulheres colocam suas vidas em risco, porque sabem que não vão ter uma gravidez feliz, e para elas que já decidiram que não querem aquele filho será um calvário.
Os números de aborto que temos atualmente no Brasil são questionáveis baseados no tanto de curetagens feitas por hospitais. Sabemos que varias mulheres abortam no país, sendo esta uma situação cotidiana, desde as garrafadas de ervas vendidas em lugares populares, passando pela venda ilegal de medicamento no mercado negro, até mesmo os procedimentos que não entra nos prontuários de grandes clinicas respeitados das capitais.
Onde há mulheres há abortos. Com a legalização do aborto é possível diminuir o índice de abortos porque a questão vai deixar de ser inviolável e os órgãos de saúde terão informações plenas sobre a posição do aborto no país.
A partir da legalização do aborto é acessível ter números reais, além de saber as razões pelas quais as mulheres abortam diante destes dados, pode se descobrir problemas pontuais em lugares ou grupos específicos, que estejam fazendo com que muitas mulheres optem pelo aborto como falhas na distribuição de métodos contraceptivos poucas informações sobre prudência, atendimento contingente, nas unidades de saúde enfraquecimento da economia, idade, carência de iniciativas educacionais e assistenciais do poder publico para apoiar gestantes.
Acredita se que qualquer proposta séria de legalização de aborto feita atualmente tem como pilares o planejamento familiar e a distribuição gratuita de métodos contraceptivos, o aborto legal é para não morrer, pois não somos maquinas somos humanos e toda prevenção pode falhar.
Devido ao aborto ser ilegal, há no país inúmeras clinicas clandestinas na qual médicos despreparados realizam inúmeros abortos por dia enriquecendo de forma ilícita à custa da vida de mulheres que não tem outra opção