um conmentario critico sobre esta inmagen
Soluções para a tarefa
A obra Bal du Moulin de la Galette é uma das mais célebres de Pierre-Auguste Renoir, realizada em 1876, e uma das obras de arte mais emblemáticas do Museu D'Orsay em Paris.O quadro que tinha sido exposto na terceira exposição dos Impressionistas, em 1877, mostra-nos, de uma forma alegre e muito colorida, a multidão que se dirigia, em busca de diversão, ao baile dos domingos do conhecido Moulin de la Galette. O Moulin de la Gallete foi um moinho que se transformou em clube nocturno, situado em Montmartre, onde várias gerações de artistas se encontravam. Ele foi retratado ao longo do século XIX e XX por dezenas de pintores.
Alguns amigos do pintor aparecem retratados nesta obra. O par que esta a dançar à esquerda é composto por Margot (a sua modelo preferida) e pelo pintor cubano Solares, e as jovens ao centro são as irmãs Estelle e Jeanne ( esta última também modelo do pintor).
Destaca-se nesta obra a despreocupação e o desprendimento com que a multidão desfruta do ambiente jovial proporcionado pelo baile ao ar livre, como um momento de evasão dos problemas do dia a dia. A jovem que surge sentada em primeiro plano tem uma expressão risonha e adopta uma postura descontraída e de uma grande naturalidade.O seu vestido todo às riscas revela-se exagerado e atrevido, conferindo uma nota de modernidade à moda da época representada na tela. A pincelada dinâmica e difusa, utilizada pelo artista esbate os rostos dos personagens.O movimento transmitido pelos gestos dos personagens é potenciado pelos efeitos de luz e de cor. A luz é tratada com grande mestria ao incidir sobre as figuras da cena e, inclusive, sobre o terreno onde tem lugar o baile, em forma de brilhos refulgentes.
A obra foi adquirida por Gustave Caillebotte que a deixou ao estado francês, juntamente com toda a sua colecção. Porém, Renoir fez uma pequena cópia desta obra, que se tornou numa das telas mais caras alguma vez vendidas.