Um conjunto cilindro-pistão contém um quilograma de ar. Inicialmente, a pressão e a temperatura são iguais a 400 kPa e 600 K. O ar é então expandido até a pressão de 150 kPa num processo adiabático e reversível. Determine o trabalho realizado pelo ar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.150 eu acho que e se eu entendi bem
Explicação:
Resposta: Neste caso temos 2 estados..
Você poderá utilizar a seguinte equação:
Como o processo é reversível, logo entropia 1 = entropia 2, ou seja , e como não temos variação de calor, ou seja processo adiabático, . Sendo assim utilizaremos a mesma equação para definir o .
O valor de pode ser encontrado nas tabela de termodinâmica A, conforme a temperatura 1, em Kelvin para o Ar.
O R é a constante do gás, no caso o ar, também da tabela A.
O valor da energia interna do estado 1 também pode encontrado na tabela de acordo com a temperatura 1, aproximadamente
De posse do valor de , é possível ver pela tabela, que o valor de energia interna que buscamos para o estado 2, está entre as temperaturas 440 e 460K, logo existe a necessidade de interpolar (método utilizado quando o valor que se busca não está escrito na tabela, mas sabemos que o valor existe).
Faça a interpolação com os valores de energia interna correspondentes aos valores de temperatura acima: 440 e 460K. A interpolação será com os valores de energia interna e valores de ... que na tabela está com o número 0 acima do t.
Para energia interna no estado 2 (), após a interpolação, encontraremos um valor aproximado de
Agora nos resta utilizar a 1° Lei da Termodinâmica - Conservação de Energia - para descobrirmos o trabalho realizado pelo ar.
Q= calor, que neste caso é 0; W= trabalho; u= energia interna e m=massa, que de acordo com o exercício é 1KG.
Explicação: Espero ter ajudado.