Um conceito muito importante para a formação das identidades contemporâneas é a alteridade, que, segundo Duschatzky e Skliar (2001), costuma apresentar três tipos mais comuns de enunciação: o outro como fonte de todo o mal; o outro como sujeito pleno de um grupo cultural; o outro como alguém a tolerar.
Sobre essas três formas de representar a alteridade propostas pelos autores, marque a alternativa que apresenta uma correta interpretação.
a)
Quando referem-se ao “outro como fonte de todo mal” os autores destacam os aspectos do século XXI, que produziram conflitos trágicos por entenderem que existia um padrão superior de civilização.
b)
O “outro como sujeito pleno de uma cultura” considera que os processos de formação das identidades culturais são homogêneos, que todos recebem os mesmos aprendizados e, assim, formam-se sem conflitos.
c)
Ao apontarem “o outro como alguém a tolerar”, os autores afirmam que a tolerância hoje está aumentando, sendo realizada em favor dos aspectos individuais e não em relação aos grupos culturais.
d)
O enunciado “o outro como sujeito pleno de uma cultura” procura problematizar as assimetrias de poder existentes entre os diversos grupos culturais que constituem a nação, propondo a resistência.
e)
As premissas básicas que compõem a expressão “o outro como alguém a tolerar” são o reconhecimento das diferenças existentes e a heterogeneidade dos grupos e dos indivíduos que compõem uma população.
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Correta é a letra B
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b) O “outro como sujeito pleno de uma cultura” considera que os processos de formação das identidades culturais são homogêneos, que todos recebem os mesmos aprendizados e, assim, formam-se sem conflitos.
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b) O “outro como sujeito pleno de uma cultura” considera que os processos de formação das identidades culturais são homogêneos, que todos recebem os mesmos aprendizados e, assim, formam-se sem conflitos.
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