Química, perguntado por marcellysabrina1, 1 ano atrás

um certo xarope antitussígeno é vendido em frasco de 60 ml. A embalagem indica que há 12 mg de um certo componente ativo. A dose máxima desse componente por dia é de 3 mg, sendo a posologia de três vezes ao dia, isto é, de 8 em 8 horas. qual a concentração, em g/l, do componente ativo o referido xarope, e que volume deve ser tomado pelo paciente a cada 8 horas?

a) 1ml
b) 3ml
c) 5ml
d) 10 ml
e) 15ml

Soluções para a tarefa

Respondido por marirodpinas
0
Um certo xarope antitussígeno é vendido em frasco de 60 ml. A embalagem indica que há 12 mg de um certo componente ativo. A dose máxima desse componente por dia é de 3 mg, sendo a posologia de três vezes ao dia, isto é, de 8 em 8 horas. qual a concentração, em g/l, do componente ativo o referido xarope, e que volume deve ser tomado pelo paciente a cada 8 horas? 

Como a concentração máxima do componente é 3mg por dia e ele deve tomar o xarope três vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas, a cada dose ele vai tomar o máximo de 1mg do componente, então vamos trabalhar com essa dose limite, basta fazer uma regra de três assim: se 60 ml possuem 12 mg, quantos ml possui 1 mg? Agora matematicamente:

60ml - 12mg
   x    - 1mg
   x = 5 ml cada dose

Já a concentração em g/l do componente ativo é 12mg dividido por 60 ml,;

12mg/60ml = 0,2 g/l, ou seja, a cada 1 litro de xarope há 0,2 grama de componente ativo.
Perguntas interessantes