Biologia, perguntado por saulasilvap7dru9, 1 ano atrás

Um casal de visão normal teve um filho daltônico. Se este casal decidir ter um segundo filho, qual a probabilidade de ser uma menina cujo genótipo é igual ao da mãe, sabendo que a mulher é filha de pai daltônico? Qual é genótipo do casal? Que tipo de herança genética é o daltonismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
24
Olá!

Primeiro vamos a lembrar que o daltonismo é determinado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X, e é representado por Xd; por outra parte, o gene alelo dominante, que condiciona a visão normal, é representado por XD.


No caso da mulher,  precisa herdar dos pais os dois cromossomos Xd para ser daltônica. Porém, ela pode herdar um cromossomo Xd e outro XD, e assim torna-se portadora, o que significa que pode transmiti-lo aos filhos, ainda sem que ela apresente a anomalia.


Assim, a probabilidade de uma mulher normal portadora transmitir a doença a uma filha e do 50%, é preciso que o pai também seja daltônico para que ela herede a anomalia; caso contrario, ela só vai ser portadora do gem.


Assim neste caso temos:  
Um casal de visão normal; onde a mãe (é filha de pai daltônico) é de visão normal, mais portadora do gem. O genotipo do casal é:


Pai =  Masculino =  X^{D}Y   =  Normal

Mae: Feminino =  X^{D}X^{d} = Normal portadora

Filha=  Feminino = X^{D}X^{d} = Normal portadora


O Daltonismo é uma alteração da visão, é conhecido como herança ligada ao sexo. Deuteranopsia e deuteranomalia são as formas mais frequentes de daltonismo e estão ligadas aos cromossomos sexuais (XY).


Respondido por francinetemarques201
7

Resposta:

Explicação: tem que fazer isso tudo é?

Perguntas interessantes