Biologia, perguntado por Azuu, 9 meses atrás

Um casal com acondroplasia (forma de nanismo hereditário) tem um filho normal. Qual a probabilidade de que, tendo outra criança, ela seja menina e acondroplásica?

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
11

Para responder à essa pergunta, temos que ter em mente algumas regras de genética.

  • E que regras são essas ?

  1. A regra do menino/menina
  2. A regra do E
  3. A regra do OU

  • E o que nos diz a regra do menino/menina ?

Sempre que a questão especificar a probabilidade de determinado cruzamento, nascer um menino ou uma menina, devemos somar ou multiplicar por 1/2. Isso porque existe 1/2 (50%) de possibilidade de você nascer uma menina, e 1/2 (50%) de possibilidade de ser menino.

  • E o que nos diz a regra do OU ?

Sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a possibilidade de nascer um menino OU uma menina ?'', seria de 100%, pois pegaríamos a possibilidade de ser menina (1/2) e somaremos com a de ser menino (1/2), 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.

  • E o que nos diz a regra do E ?

Sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, devemos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino E uma menina ?'', seria de 1/4 ou 25%, pois pegaríamos a possibilidade de ser menino e multiplicaremos com a de ser menina, 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.

  • Mais alguma coisa que é necessário para responder à essa questão ?

Sim, temos que saber que a acondroplasia, é uma doença de caráter autossômico dominante. E que se o alelo estiver em dose dupla dominante, a pessoa morre antes de nascer, logo, trata-se de uma doença de alelos letais.

  • Como assim ?

Por exemplo, na maioria das vezes, doenças de caráter dominante, não causam a morte do indivíduo se estiver em homozigose, podemos citar como por exemplo a polidactilia (presença de mais um dedo nas mãos ou nos pés), uma pessoa com essa doença pode ser dada por 2 genótipos, são eles :

  1. O homozigoto dominante (representado por PP)
  2. O heterozigoto (representado por Pp)

  • E uma pessoa sem a doença ?

Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por pp).

Perceba que é de caráter dominante (pois basta a pessoa ter o alelo dominante, que vai expressar a doença), só que a acondroplasia é diferente, se a pessoa possuir os 2 alelos dominantes (AA), ela morre antes de nascer, sendo assim, uma pessoa com essa doença, só pode ser dada por 1 genótipo, que seria o heterozigoto (representado por Aa).

  • E uma pessoa sem essa doença ?

Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo, representado por ''aa'', logo, uma pessoa sem essa doença é recessiva, e não dominante.

Sabendo disso, podemos resolver a questão :

Ela nos diz que um casal com acondroplasia tem um filho normal, e quer saber a probabilidade de ter uma menina E acondroplásica.

  • Qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?

O primeiro passo é anotarmos os genótipos dos indivíduos, se o casal possui a doença, eles são heterozigotos (Aa), pois é a única possibilidade, visto que se algum dos dois for homozigoto dominante (AA), não chegaria a nascer.

  • Qual o próximo passo ?

Vamos fazer o cruzamento entre esse casal, para encontrar a probabilidade desse casal ter uma menina acondroplásica.

  • Fazendo o cruzamento :

                  A             a

A               AA         Aa

a                 Aa           aa

  • Porque o AA está em negrito ?

Porque se a questão pede a probabilidade de ser menina e acondroplásica, subentende-se que a menina tem que estar viva, mas se ela fosse AA, ela não iria nascer. Então nós iremos anular esse genótipo das nossas contas. Logo, desse cruzamento percebemos que a probabilidade de alguém possuir a doença, é de 2/3. Isso porque de 3 genótipos resultantes que indicam uma pessoa viva, 2 são heterozigotos (Aa), codificando uma pessoa com a doença, e 1 é homozigoto recessivo (pessoa sem acondroplasia).

  • Encontrando a probabilidade final :

2/3 (probabilidade de ser acondroplásica) x 1/2 (probabilidade de ser menina) = 2/6 = 1/3 = 33,3%

Portanto, a probabilidade desse casal ter uma menina acondroplásica é de 1/3 ou 33,3%

Se quiser saber mais, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/34890788

https://brainly.com.br/tarefa/34611157

Bons estudos e espero ter ajudado

Anexos:

mileyivani: oi pode me ajudar por favor
Perguntas interessantes