ENEM, perguntado por samaraareaantunes, 4 meses atrás

Um casal buscou aconselhamento genético para saber a possibilidade de nascimento de filhos com daltonismo, já que eles sabem que essa característica apareceu algumas vezes na família da mulher e o marido também foi diagnosticado com daltonismo. A partir de uma anamnese foi possível chegar no heredrograma a seguir. Sobre esse estudo assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O indivíduo 6 poderia ter uma irmã daltônica. Alternativa 2: O casal 5 6 não poderá ter crianças normais. Alternativa 3: Todos os filhos do casal 5 6, serão daltônicos. Alternativa 4: Os indivíduos 4 e 5 são heterozigotos para o daltonismo. Alternativa 5: O casal 1 2 não poderia ter filhos do sexo masculino normais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por clssc8
17

Resposta:

resposta seria a 4

Explicação:

pq são de genes normais porem carregam heterozigoto daltonico. Se fosse a 5 seria certo resposta colocasse 50% para sexo masculino dos filhos serem daltônicos.

Respondido por antoniopedro2284
1

Com base na análise do heredograma, podemos concluir que os indivíduos 4 e 5 são heterozigotos para o daltonismo.

  • Alternativa correta: Número 4

Heredograma - Daltonismo

Para resolver a questão o aluno tem que ter em mente que o daltonismo é uma condição genética recessiva ligada ao cromossomo X, sendo assim, temos os possível genótipos.

Homem

  • Normal: X^{D} Y
  • Daltônico: X^{d}Y

Mulher

  • Normal: X^{D}X^{D}, X^{D} X^{d}
  • Daltônica: X^{d} X^{d}

Com isso, basta fazer fazer os cruzamentos para chegar na resposta.

No caso da sentença 4, a mesma afirma que os indivíduos 4 e 5 são heterozigotos para o daltonismo.

  • Verdadeiro. Vamos resolver o caso do indivíduo 4 e depois o 5.

Indivíduo 4

Como podemos ver, a mulher 4 é normal, mas teve um filho daltônico -X^{d}Y, isso leva a definição que ela carrega consigo um alelo dominante e um recessivo, afinal, o alelo recessivo de seu filho é fruto dela, já que o pai foi responsável por doar o Y. Portanto, número 4 é obrigatoriamente heterozigota (X^{D} X^{d}).

Indivíduo 5

A mulher número 5 é heterozigota, pois ela é fruto de um pai normal que doou a ela o X^{D} e uma mãe daltônica que apenas pode doar o X^{d}. Portanto, ela é obrigatoriamente X^{D} X^{d}.

Para aprender mais sobre daltonismo, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/52094228

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes