Biologia, perguntado por jeffersonsouza1, 1 ano atrás

Um casal,ambos polidáctilos e de visão normal,tem uma criança normal para polidactilia,mas míope.Considerando-se que ambas as anomalias são autossômicas e os respectivos genes estão em cromossomos diferentes, então a probabilidade de o casal ter outra criança normal para as duas características é:

Soluções para a tarefa

Respondido por barbaraleao1
60
Por esse problema, sabemos que a polidactilia e a visão normal são características dominantes. Sendo assim, a probabilidade de nascer uma criança sem polidactilia é de 1/4 e de nascer normal pra miopia é de 3/4. Multiplicando 1/4 x 3/4 temos a probabilidade de 3/16 da criança ser normal para as duas características.
Respondido por mayaravieiraj
22

Podemos afirmar que a probabilidade de o casal ter outra criança normal para as duas características é de 3/16.

Para responder esse problema, é importante compreender que  a polidactilia e a visão normal são características possuidoras de genes dominantes. Então, a probabilidade de nascer um descendente sem polidactilia é de 1/4 e a chance de nascer normal pra miopia é de 3/4.

Fazendo a multiplicação entre 1/4 x 3/4, teremos a probabilidade de 3/16 do descendente ser normal para as duas características.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/2541697

Anexos:
Perguntas interessantes