Um carro desloca-se por uma rua plana e, em determinado momento, seu motor desliga e ele para. O motorista, ao perceber que o motivo da falha e a falta de combustivel, decide empurrar o carro até um posto que está a 100 m. Analisando a situação descrita, responda:
a) Supondo que o motorista esqueça o freio de mão acionado e que, durante 10 s, tente empurrar o carro, aplicando sobre ele uma for- ça de modulo F= 28 N, qual seria o trabalho dessa força, sabendo que o carro não sai do lugar?
b) Após soltar o freio de mão, o motorista volta a empurrar o carro, dessa vez com uma força constante de modulo F = 20 N, no mesmo sentido do deslocamento, até conseguir chegar ao posto. Determine o trabalho da força exercida sobre o carro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O motorista, na situação descrita em a) teria executado um trabalho correspondendo a 0 (zero) Joules. Na situação da alternativa b) o trabalho resultante seria de 2000 Joules.
Explicação:
Quando se fala em Trabalho de uma Força, estamos falando em quanta energia foi empregada no deslocamento de um corpo por uma determinada distância e sua distância é o Joule (J). Desse modo, a fórmula do Trabalho é calculada por:
T = F . d
Em que T é o Trabalho, F é a Força aplicada e d a distância percorrida.
Observando a alternativa a) podemos calcular o trabalho desempenhado pelo homem que aplicou 28N sem movimentar o carro:
T = 28.0
T = 0N (pois o carro não foi deslocado)
Já na alternativa b) podemos calcular o trabalho do carro que foi deslocado por 100 metros (até o posto) com a aplicação de uma força de 20N:
T = 20 . 100
T = 2000 Joules
Para mais questões sobre Trabalho: https://brainly.com.br/tarefa/40575167