Um carro de brinquedo, com massa 10000 kg partindo do repouso, atinge 108 km/h em 10 s. Supõem-se que o movimento seja uniformemente variado. Calcule a intensidade da força resultante exercida sobre o carro. *
Soluções para a tarefa
Vale 30000 N. E para chegarmos nesse resultado, é válido nos lembrarmos da fórmula da Segunda Lei de Newton, também conhecido como Princípio Fundamental da Dinâmica.
- E que fórmula é essa ?
Ela se dá por :
- Em que :
Entretanto, a aceleração pode ser calculada a partir da razão (divisão) entre a variação da velocidade pelo intervalo de tempo, matematicamente sendo descrita pela fórmula :
- Em que :
Sendo assim, perceba que podemos manipular a fórmula da Segunda Lei de Newton, trocando ''a'' por = ΔV/ΔT. O que vai gerar a seguinte fórmula :
E é com essa fórmula, que vamos resolver essa questão.
Ela nos disse que um carro de brinquedo, com massa de 10 000 kg, partindo do repouso, atinge a velocidade de 108 km/h, em um intervalo de tempo de 10 segundos. Supondo que o movimento seja uniformemente variado, nos pede para calcularmos a intensidade da força resultante exercida sobre esse carro.
Primeiro, note que no S.I (Sistema Internacional de Unidades). A velocidade é dada em m/s, mas a questão nos deu a velocidade em km/h. Então teremos que converter de km/h para m/s, e isso é bastante fácil, para convertermos de km/h para m/s, basta dividirmos o valor da velocidade por 3,6. O contrário é válido, se quisermos transformar de m/s para km/h, basta multiplicar por 3,6. Sabendo disso, temos que :
Pronto, agora que todas as unidades estão de acordo com o S.I, podemos prosseguir com o desenvolvimento da questão.
- Vamos anotar os valores :
- Aplicando na fórmula :
Bons estudos e espero ter ajudado :)